No 17° Seminário Internacional Pais&Filhos, Wimer Bottura discute as transformações no conceito de família e o papel da paternidade na sociedade moderna.
Dr. Wimer Bottura, psiquiatra e co-fundador da Universidade de pais, escreveu um artigo interessantíssimo para a revista Pais&Filhos, de corrente de sua participação no 17° Seminário Internacional Pais&Filhos.
O evento, que teve como lema "Família é tudo, seja qual for", abordou a inclusividade e a aceitação nas estruturas familiares modernas, desafiando preconceitos e celebrando a diversidade.
Segundo o psiquiatra, as noções de família hoje vai muito além da tracional (homem, mulher e filhos), principalmente ao considerarmos outras realidades, como casais separados, segundas uniões, abandono parental, adoção e até produção independente. Por isso, ele defende quec
Além disso, na coluna, Dr. Bottura discute sobre momentos importantes da história que revolucionaram nossa compreensão sobre paternidade:
A primeira delas é a prórpia descoberta da paternidade. Dr. Wimer diz que:
"Há milhões de anos, o ser humano era nômade, desconhecendo-se que a criança vinha da relação sexual entre homem e mulher. Não havia família, propriedade ou qualquer organização social que temos até o momento. Eram grupos que conviviam da melhor forma possível para garantir a sobrevivência. Não eram uma família."
Essa descoberta moldou a estrutura social, influenciando conceitos de propriedade, agricultura e monogamia.
O segundo momento foi a introdução da psicanálise por Freud, que explorou profundamente o "Significado da Paternidade", abrindo novas perspectivas sobre a dinâmica pai-filho.
Para Dr. Bottura, nós, como sociedade, somos treinado para muitas atividades, mas não para a que é a mais dificíl e importante: ter filhos. Segundo ele:
"Saber "o que" não é tão complicado, pois todos querem criar filhos felizes, equilibrados e com uma vida saudável. No entanto, o "como" conseguir isso não foi ensinado às gerações anteriores. Felizmente, estamos vivendo neste momento da história uma evolução que nos permite afirmar que já temos conhecimento de "COMO PRATICAR A PATERNIDADE"."
Graças ao avanço nas pesquisas de áreas como psciologia do desenvolvimento e neurociência, hoje têm-se muitas inforamções enriquecedoras sobre a arte de criar filhos, com orietações para torná-los adultos bem-sucedidos e saudáveis.
Se você quer conhecer algumas dessas oreintações, não deixe de navegar pelo nosso blog e checar os nossos conteúdos.
Além disso, você pode ler a matéria completa na revista Pais&Filhos.
Comments