Wimer Bottura Discute o Impacto Psicológico do Stalking na Série 'Bebê Rena'

Psiquiatra explica as complexidades do stalking em entrevista ao Estadão, destacando a importância do apoio e tratamento adequados

A série 'Bebê Rena', que rapidamente se tornou um sucesso na Netflix, retrata a difícil realidade de ser vítima de stalking, tema que está em destaque devido à dramática narrativa baseada em eventos reais vividos pelo escritor e protagonista, o comediante escocês Richard Gadd. No Brasil, o stalking é reconhecido como crime desde 2021, mas suas ramificações vão além do legal, penetrando profundamente nos aspectos psicológicos das vítimas.

Wimer Bottura, psiquiatra e co-fundador da Universidade de Pais, discutiu em detalhes com o Estadão as consequências do stalking, uma perseguição obsessiva que pode devastar a saúde mental de suas vítimas. "As consequências psicológicas para uma vítima de stalking são terríveis," explica Bottura. "A pessoa se vê sem saída, porque aonde ela vai o stalker está atrás. Fica acuada, amedrontada, fragilizada. Não dorme nem se alimenta direito. É algo que deprime e ainda a faz perder a confiança em outras relações."

A entrevista esclarece que o stalking pode surgir de relações que inicialmente parecem benignas, mas que gradualmente se transformam em obsessões perigosas, muitas vezes por indivíduos que a vítima conhece. Bottura enfatiza a importância de reconhecer os sinais precocemente e de buscar ajuda profissional. "Há certa ambivalência. É como se a vítima quisesse um pouco daquilo, tem um lado masoquista e indefeso. É um processo terapêutico complexo,” detalha Bottura, destacando a complexidade da dinâmica entre vítima e agressor.

O psiquiatra também chama atenção para a importância das leis que criminalizam o stalking, criando um caminho legal para a proteção das vítimas e a possibilidade de tratamento para os agressores. “Por isso a existência da lei que criminaliza o stalking é muito importante para proteger as vítimas e levá-las ao tratamento, assim como o stalker, que poderá aceitar a possibilidade de se tratar,” afirma.

A relevância do tema e a abordagem de Bottura oferecem insights valiosos para entender não só os aspectos legais, mas também os profundos impactos emocionais do stalking.

Para mais detalhes sobre essa discussão e a entrevista completa, clique aqui.